Captações

Jaguariaíva se destaca por possuir águas de ótima qualidade e fáceis de serem tratadas para o consumo. Elas estão presentes em três sistemas de captação de água que abastecem a nossa cidade: a captação do Rio 3 Bocas, do Rio Capivarí e a do Ribeirão Matarazzo. Estas três captações juntas são suficientes para abastecerem a cidade sem que haja perigo de escassez.

agua 1

Captação no Rio 3 Bocas

Captação 3 Bocas

Encontramos esta captação no Rio 3 Bocas, onde é formada por uma barragem e um sistema de captação por gravidade. O volume de água captado por este sistema, é de aproximadamente 25L/s que passa pela Estação de Tratamento de Água 3 Bocas e, após este tratamento, a água é armazenada em um reservatório de contato. Este sistema distribui a água tratada para os bairros Vila Pinheiro, Vila Kennedy I e II, Santa Cecília, Primavera I, Primavera II, Primavera III e Boa Vista.

 

 

 

Captação no Rio Capivarí

Essa captação é a mais importante de Jaguariaíva, pois abastece a maior parte da cidade. Ela se localiza no Rio Capivarí e seu sistema é composto por uma barragem e um sistema moto-bomba. Este sistema foi necessário pois o nível da captação é inferior ao nível da ETA central. O Volume captado é de aproximadamente 70L/s que é mandado para a Estação de Tratamento de Água central e é distribuído para os bairros de Vila Pinheiro até o Jardim Samambaia.

agua 2   captação 2   captação 1

                         Barragem no Rio Capivarí                                                        Captação no Rio Capivarí                                                                   Conjunto moto-bomba

 

Sem título

Captação no Ribeirão Matarazzo

Captação no Ribeirão Matarazzo

Esta captação ocorre no Ribeirão Matarazzo e, assim como a captação do Rio Capivarí, manda a água captada para a Estação de Tratamento de Água central. Esta captação foi construída para complementar e garantir o abastecimento da maior parte da cidade.

O volume captado por este sistema é de aproximadamente 20 L/s e, diferentemente da captação do Rio Capivarí, ocorre por gravidade, pois o nível da captação é superior ao da ETA central.  Como esta captação manda a água para a ETA central, esta água  abastece os bairros de Vila Pinheiro até o Jardim Samambaia.

 

 

 

 

 

 

Estações de Tratamento de Água

ETA central

eta 1

Torre de Floculação

A água que chega até esta ETA vem das captações do Rio Capivarí e Ribeirão Matarazzo. Ela é formada por: Torre de Floculação, Filtros Russos, Reservatório de contato, Sala dos tanques, Laboratório e Reservatório de distribuição.

Torre de Floculação

A primeira etapa do tratamento da água que chega na ETA central, é a passagem pela torre de floculação, onde recebe o coagulante sulfato de alumínio. Nesta torre existem obstáculos que, ao passar por eles, a água se agita e faz com o sulfato de alumínio reaja com a sujeira presente. Dessa reação, formam-se “flóculos” que ficam em suspensão na água e são retidos ao passarem para a próxima etapa.

 

 

eta 2

Filtros Russos

Filtros Russo

Após a floculação, a água passa para a etapa de filtragem. Esta  etapa é diferente da convencional que vemos em outras estações de tratamento, pois utilizamos um sistema de Filtros Russos. A diferença desse tipo de filtro ocorre no sentido da filtragem que, ao invés de ocorrer de cima para baixo ocorre de baixo para cima.

A água vem da torre de floculação e, ao passar por sete filtros, todos os “flóculos” formados na torre, são retidos nos elementos filtrantes que ficam no fundo dos filtros.

A lavagem dos filtros é feita diariamente para que partículas retidas nos elementos filtrantes não sejam levadas, junto com a água, para o reservatório.

Reservatório de Contato

Após a filtragem a água é direcionada ao Reservatório de Contato para serem adicionados os produtos químicos quem completam o tratamento. Os produtos adicionados na água são o Cloro com a função de potabilizar a água eliminando germes e bactérias, o Flúor com a função de minimizar a incidência de cáries nos dentes, e a Cal hidratada para a correção do PH.  Após a adição destes componentes químicos, a água é direcionada ao Reservatório principal de distribuição (R0) e está pronta para ser distribuída para a rede com os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria MS Nº 2914 DE 12/12/2011.

        
eta 3
Reservatório de Contato

 

r0
Reservatório de distribuição (R0)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sala dos tanques

Nesta sala encontramos aparelhos especializados para controlar as dosagens dos produtos químicos que são adicionados no Reservatório de contato.

 

tanques
Sala dos Tanques
Laboratório
Laboratório

 

 

 

 

 

 

 

Laboratório

 Também encontramos na ETA central um laboratório especializado para a realização de análises como, Residual de Cloro, PH, turbidez, cor, odor, sabor, Alcalinidade, Gás Carbônico Livre, Dureza e Ferro Total, Residual de Alumínio, Oxigênio Consumido em Meio Ácido, Demanda Química de Oxigênio, Cloretos, Fluoretos, entre outras análises que são necessárias para mantar sempre o padrão de qualidade de nossos serviços.

 

DSCN1948

Casa de química e filtro

ETA 3 Bocas

A estação de tratamento 3 Bocas recebe a água que vem da captação do Ribeirão 3 Bocas e é composta por um sistema mais simples do que o da ETA central. Ela é formada por uma Casa de química, um Reservatório de contato e recentemente recebeu a instalação de um filtro para complementar o tratamento da água que antes era feito apenas com produtos químicos.

Casa de química

Na Casa de química encontramos um laboratório e uma sala de tanques. Lá são definidas as dosagens dos produtos que serão adicionados e também são feitas diversas análises que garantem a qualidade da água.

Esta casa de química possui as mesmas funções da ETA central, porém de tamanhos reduzidos.

Novo Filtro

Recentemente a ETA 3 Bocas recebeu um novo filtro, que é formado por um sistema de tanques, para complementar o seu tratamento. Estes tanques são divididos em três partes,  a floculação que transforma a sujeira em “flóculos”, a decantação que faz a separação dos elementos  que estão em suspensão na água e a filtração que através de elementos filtrantes retem partículas que ficaram na água. Após esta etapa, a água é enviada para o Reservatório de Contato e recebe o cloro, o flúor e a cal hidratada.

Reservatório de Contato da ETA 3 Bocas
Reservatório de Contato da ETA 3 Bocas

Reservatório de Contato

No sistema 3 Bocas, a etapa de distribuição da água é mais simples do que o da ETA central. O reservatório de contato já faz o papel de reservatório de distribuição, ou seja, após a passagem por ele, a água já é distribuída para a rede.

Todo este processo de tratamento da água feito pela ETA central e a ETA 3 Bocas, atendem aos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria MS Nº 2914 DE 12/12/2011.

 

Mapa do Site