Quando se trata de esgoto, Jaguariaíva se destaca consideravelmente em relação a outras cidades do estado do Paraná, com 90% de esgoto sanitário tratado. São mais de 9.000 ligações atendidas por este serviço!

Apesar deste grande avanço, o  SAMAE de Jaguariaíva tem se dedicado para ampliar as redes coletoras de esgoto, com o objetivo de dar o acesso a este serviço para 100% da cidade.

Lagoas de Estabilização

A estação de tratamento de esgoto (ETE) de Jaguariaíva é formada por Lagoas de Estabilização. Este sistema recebe o esgoto das redes coletoras com a ajuda de cinco elevatórias que direcionam o esgoto para uma calha Parshall e, a partir dela, ele irá para o seu tratamento. Primeiramente o esgoto passa por duas lagoas anaeróbias e, após estas, o esgoto é direcionado para duas lagoas facultativas onde recebem o tratamento final.

Lagoas anaeróbias

As lagoas anaeróbias possuem este nome pois necessitam impedir o contato do oxigênio gerado na superfície da lagoa com as camadas mais profundas. Para que isso ocorra, esta lagoa possui uma profundidade maior do que as lagoas facultativas, com aproximadamente 3 metros de profundidade. Também para garantir que o oxigênio seja reduzido, os efluentes são lançados em grandes quantidades para que o consumo de oxigênio seja maior do que o reposto pela superfície desta lagoa. Com a ausência de oxigênio, ocorre a decomposição da matéria orgânica e a geração do biogás que são subprodutos de alto poder energético.

P_20151014_170932

Lagoas Anaeróbias

Lagoas facultativas

As lagoas facultativas, diferentemente das lagoas anaeróbias, são mais rasas, com aproximadamente 1,5 metros de profundidade, e necessitam de oxigênio para o seu funcionamento.Ela é dividida entre zona aeróbia, anaeróbia e facultativa.

Para o funcionamento da zona aeróbia (com oxigênio), aqui no SAMAE nós usamos o sistema de aeração, que são turbinas que fazem um turbilhonamento na água e facilitam a penetração do oxigênio. As bactérias presentes nesta zona consomem o oxigênio, oxidam a matéria orgânica e produzem gás carbônico.

Apesar desse oxigênio presente na massa líquida, ocorre a sedimentação de parte da matéria orgânica que forma um lodo no fundo da lagoa. Este lodo é estabilizado sem a presença de oxigênio e, por este motivo, forma-se a zona anaeróbia.

A zono que divide as camadas que possuem das que não possuem oxigênio, é chamada de zona facultativa. Esta zona possui este nome pois lá encontramos as bactérias facultativas, que sobrevivem tanto na ausência quanto na presença de oxigênio, e estabilizam a matéria orgânica.

 

Lagoa Facultativa

Lagoa Facultativa

 

Após passar pelas lagoas facultativas, o esgoto já está purificado e pronto para ser encaminhado para o Rio Jaguariaíva.

O esquema abaixo mostra o percurso que o esgoto faz para o seu tratamento completo.

LAGOAS ANAERÓBIAS

Mapa do Site