Nesta terça-feira, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaguariaíva está realizando a interligação de uma nova adutora que ligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Matarazzo até um ramal de rede localizado na Avenida Adutora. Essa estrutura permitirá o envio de água para o bairro Santa Cecília e parte do Primavera, ampliando o volume distribuído na região e desafogando o sistema Três Bocas, que vem sendo fortemente impactado pela crise hídrica.
A medida faz parte de um conjunto de ações que a atual administração do Samae vem adotando para minimizar os efeitos da estiagem e garantir o abastecimento da população. Paralelamente à interligação, também está em andamento nesta terça, quarta e quinta-feira a sondagem geofísica para perfuração de novos poços artesianos, que irão reforçar a capacidade do sistema Três Bocas.
De acordo com o presidente do Samae, Adilson Rodrigo Milek, desde o início do ano o foco tem sido reorganizar a autarquia e recuperar o tempo perdido em razão da falta de investimentos nos últimos anos. Em apenas oito meses de gestão, a administração já alcançou avanços significativos, como a modernização da ETA Matarazzo, melhorias na captação de água, investimentos em bombas e a licitação de dois novos reservatórios com capacidade de 1,2 milhão de litros cada.
Nos próximos dias, será aberto o processo licitatório para mais dois reservatórios de 100 mil litros e já está em andamento a licitação para reforma dos filtros da ETA Matarazzo. Além disso, seguem as tratativas técnicas e legais necessárias para viabilizar a construção da nova captação no rio Cinco Reis.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos avançando. Com planejamento e investimentos, estamos preparando o Samae para vencer a crise e garantir o abastecimento que a população de Jaguariaíva merece”, destacou o presidente Rodrigo Milek.
